Dicas de alimentos que ajudam a prevenir as câimbras.

Uma das sensações mais desagradáveis que podemos sentir é aquela famosa fisgada em determinado músculo do nosso corpo, intitulada câimbra. Ela pode durar por poucos minutos, porém em alguns casos ela pode se estender por mais tempo, causando um forte incômodo.

Segundo muitos especialistas elas podem ser causadas por diversos motivos, como por exemplo: atividade física em excesso, falta de potássio, diabetes, baixa taxa de açúcar no sangue, dentre outros fatores.

Em muitos casos, esse problema com câimbras pode ser amenizado sem tratamento médico, através do consumo regular de diversos alimentos. Mas quais seriam esses alimentos?

  • Alimentos ricos em potássio: Banana, aveia, granola, amendoim, feijão, arroz integral, entre outros.
  • Alimentos ricos em magnésio: Castanha do Pará, figo, ameixa seca, entre outros.
  • Alimentos ricos em cálcio: Couve, brócolis, leite e derivados, flocos de cereais, entre outros.
  • Alimentos ricos em sódio: Peito de peru defumado, carne seca, azeitona, entre outros.

A maioria dos alimentos listados acima são velhos conhecidos de praticamente todo mundo. Eles podem ser consumidos sem muito segredo, em saladas, saladas de frutas e em dietas balanceadas. Lembrando que é essencial se manter hidratado durante o dia, pois a desidratação é uma grande fonte de câimbras.

Além da alimentação balanceada e da hidratação, o alongamento também é fundamental para evitar câimbras, principalmente antes de praticar qualquer exercício físico. Reserve alguns minutinhos antes da sua atividade física para se alongar e diminua o risco de lesões e câimbras.

Se mesmo após introduzir uma alimentação balanceada as câimbras continuarem, é recomendável que se procure um médico especialista para identificar as causas desses incômodos.

Pratique saúde!

Posts recentes